Você está visualizando atualmente Como extrair todo o seu potencial de sucesso?

Como extrair todo o seu potencial de sucesso?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

A autorreflexão é uma ótima ferramenta para maximizar seu potencial. Use este método para descobrir seus pontos fortes e fracos e qualquer barreira será mais fácil de ser superada!

A gestão estratégica da sua carreira é o caminho a seguir para maximizar seu potencial como estudante. Não planeje apenas por planejar, ou com base no que você sente que é importante – seu plano deve ser ancorado em uma análise bem fundamentada que se baseia em fundamentos-chave para impulsionar o sucesso.

As ferramentas abaixo vão ajudar você neste processo, modelos de planejamento estratégico renomados no mundo real que auxiliam a tirar o máximo proveito de suas próprias habilidades.

Todos nós temos pontos fortes (talentos/competências) e pontos fracos, ambos internos. Além disso, a maneira como interagimos com a sociedade significa que estamos sendo afetados pelas condições e mudanças que ocorrem no ambiente externo. As circunstâncias do ambiente externo têm o potencial de nos prejudicar ou nos ajudar. Acredito que maximizar seu potencial tem a ver com o gerenciamento de fatores internos e externos.

Para planejar estrategicamente, uma opção é fazer uma análise SWOT destacando todas as suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Para melhorar sua compreensão aqui estão alguns exemplos SWOT comuns:

Os pontos fortes podem ser habilidades de oratória sólidas ou capacidade de escrita distinta.

As fraquezas podem ser o medo de falar em público ou a má comunicação escrita.

Um exemplo de oportunidade pode ser o aumento da demanda por estudantes de pessoas que dominem Administração no mercado de trabalho.

Uma ameaça potencial pode ser o aumento da automação, levando a uma redução na necessidade de funcionários.

Tendo feito sua análise SWOT, você pode desenvolver uma matriz que se baseia em seus resultados, ajudando você a desenvolver estratégias que você pode seguir para maximizar seus pontos fortes, explorar oportunidades, reduzir fraquezas e gerenciar ameaças.

Desenhe e divida um retângulo em quatro partes iguais. A parte superior do retângulo deve ser rotulada como ‘oportunidades’ e ‘ameaças’ (contra as duas caixas superiores), e as duas caixas à esquerda devem ser rotuladas como ‘forças’ e ‘fraquezas’ (contra as duas caixas à esquerda). Pesquise na Internet para visualizar o acima. Você terminará com um quadrante para pontos fortes e oportunidades, pontos fortes e ameaças, pontos fracos e oportunidades e o último para pontos fracos e ameaças.

Em cada uma dessas caixas, você deve desenvolver estratégias. No quadrante ‘pontos fortes e oportunidades’, desenvolva várias estratégias sobre como você vai utilizar seus pontos fortes para alavancar as oportunidades disponíveis no ambiente externo. Recomendo que 60% do seu plano seja focado na execução dessas estratégias, pois elas são importantes na hora de maximizar seu potencial.

No quadrante ‘forças e ameaças’, desenvolva estratégias que utilizarão suas melhores qualidades para fornecer alguma cobertura contra as ameaças do ambiente externo;

No quadrante ‘fraquezas e oportunidades’, você deve desenhar estratégias para melhorar suas fraquezas; e no quadrante ‘fraquezas e ameaças’, você deve projetar estratégias que minimizem as fraquezas e gerenciem as ameaças.

Com essas informações, você estará melhor posicionado para avaliar as opções disponíveis e tomar uma decisão sobre quais estratégias deseja seguir em 2023.

Que este seja um exercício útil para enfrentar os desafios sem precedentes do futuro. Você pode passar por esse processo todos os anos e fazer os ajustes necessários. Boa sorte!

Para mais conteúdos como esse, siga a Traine no Instagram.