Você está visualizando atualmente Mercado de trabalho: a timidez é considerada um defeito no perfil profissional?

Mercado de trabalho: a timidez é considerada um defeito no perfil profissional?

Ser tímido não significa ter um defeito, nem ostentar uma virtude. Trata-se simplesmente de um traço da personalidade que depende do temperamento e das experiências vividas. 

No texto de hoje, nós vamos discutir se a timidez é considerada ou não um defeito no perfil de um profissional. Ficou interessado? Não deixe de continuar a leitura.

Timidez e o mercado de trabalho

A timidez não é uma característica negativa, a não ser quando revela insegurança profissional. Em algumas áreas de trabalho, ela pode ser até considerada prejudicial, principalmente se a atitude é exagerada. Hoje, no mercado de trabalho, os traços de personalidade contam tanto quanto os conhecimentos adquiridos.

Como já mencionado, a timidez quando exagerada pode prejudicar ou comprometer a atuação de uma pessoa dentro da empresa, assim como o rendimento na hora da entrevista de seleção para contratação. O inibido tende a se retrair e não expor suas ideias, se apagando diante da liderança, podendo ser atropelado pela agilidade do mercado.

No entanto, quando o tímido sabe lidar com sua timidez e é capaz de expor suas ideias e opiniões com segurança, não encontra problema algum no mercado de trabalho.

Dicas para lidar com a timidez exagerada

Tente descobrir o motivo da sua timidez

Por que você é tímido? Em primeiro lugar, descobrir o motivo da sua timidez pode ajudar você a superá-la. Pode ser que você tenha uma imagem negativa de si mesmo, por exemplo. Neste caso, será interessante que comece a procurar maneiras de melhorar a sua autoestima.

Tire o foco de si mesmo

Em um ambiente social, tente tirar o foco de si mesmo. Em vez disso, concentre-se em ser curioso sobre os outros. Quem são eles? Quais são seus interesses e hobbies? Isso oferece algo diferente em que se concentrar e ajuda a gerar conversas. Todo mundo tem uma história para contar e as pessoas adoram falar sobre si mesmas. A maneira de ser a pessoa mais interessante na sala é achar outras pessoas interessantes.

Modifique o seu diálogo interno

As pessoas tímidas costumam ser muito críticas consigo mesmas, e quando você se julga com severidade, é mais provável que presuma que os outros fazem o mesmo. Seu excesso de crítica pode causar muitos danos emocionais, roubando sua paz de espírito e autoestima.