Você está visualizando atualmente Maturidade profissional: 5 características de quem já alcançou esse estágio.

Maturidade profissional: 5 características de quem já alcançou esse estágio.

Avançar na carreira e alcançar cargos de gerência são grandes objetivos de muitas pessoas. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso se diferenciar como profissional para conseguir ocupar as posições mais almejadas.

Hoje nós vamos falar sobre maturidade profissional, característica dos profissionais altamente requisitados no mercado.

O que é maturidade profissional?

A maturidade profissional está relacionada às vivências e aprendizagens de um indivíduo. Pode-se dizer que possui maturidade profissional aqueles e aquelas que, independentemente dos anos de atuação no mercado de trabalho, desenvolveram habilidades para enfrentar os desafios de sua carreira com inteligência, tato e coerência.

A maturidade profissional não necessariamente está relacionada a idade, mas sim com experiência. Vivência de diferentes situações, convívio com várias pessoas, participação em projetos e solução de conflitos são todas experiências que contribuem para o amadurecimento profissional.

Confira abaixo 5 características de um indivíduo com maturidade profissional.

Paciência

Quem já atingiu a maturidade profissional mantém o equilíbrio emocional, mesmo em situações de estresse.

A paciência é uma competência muito importante em um profissional. Ela o ajuda a lidar melhor com as pessoas e também a tomar boas decisões.

Empatia

Um indivíduo com maturidade profissional não pensa só em si próprio, ele consegue ter empatia e se colocar no lugar dos outros.

Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente o outro. Profissionais empáticos conseguem se relacionar melhor com as pessoas.

Inteligência emocional

Uma das características mais marcantes de uma pessoa com maturidade profissional é a inteligência emocional.

A inteligência emocional é um conceito que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Essa é uma competência muito buscada e valorizada no mercado de trabalho, principalmente para cargos de gestão.

Humildade

Um profissional maduro não utiliza de arrogância. Ele é humilde e age com simplicidade. Sabe assumir responsabilidades sem prepotência ou soberba.

Resiliência

A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. 

Por isso, as pessoas que possuem maturidade profissional se dispõe a começar novamente, traçar novos rumos, reconhecer passos ineficientes e elaborar mecanismos para aprender com os fracassos e tristezas.

Assista à nossa entrevista com a professora universitária Lívia Almada para entender mais sobre o assunto.