Você está visualizando atualmente Como consumir informação verdadeira de forma efetiva?

Como consumir informação verdadeira de forma efetiva?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Vivemos na era da informação, com as mídias sociais e a comunicação digital. Em detrimento a pandemia e toda a revolução que estamos presenciando, é preciso estimular nosso senso crítico. Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar a melhor forma de consumir informação.

Sites, jornais, instagram, facebook, youtube, linkedin… Essas são só as mais populares fontes de informação em 2020. Mas como selecioná-las? Confira as 4 dicas que separamos para você hoje. Essas dicas foram testadas e aprovadas pela nossa jornalista responsável.

  • Fontes!

Busque por fontes confiáveis. Escolha veículos de comunicação que você já tem o costume de seguir. Nas redes sociais, busque por pessoas que você já conhece ou que já tem um histórico de boas informações. 

  • Redes sociais, fique atento.

As redes são sim, ótimos veículos de informação. Mas como estão à mão de todos, também pode levar uma carga de desinformação consigo. Por isso, conforme já falamos acima, seja crítico. Busque por perfis de pessoas/jornalistas/figuras públicas das quais você já conheça o histórico.

  • Não repasse ‘fakenews’

As famosas notícias falsas são muito perigosas. Pois carregam um desserviço enorme em nossa sociedade. As tecnologias usadas de forma correta tem um impacto positivo em nossas vidas, use com responsabilidade.

Quando receber uma notícia: confira a fonte, busque no Google e veja se apareceu em outros sites também.

  • Acompanhe mais de um jornal/jornalista

Conferir os diferentes pontos de vista, podem fazer com que você desenvolva sua própria análise perante à qualquer assunto. Permitindo assim que não caia na opinião/verdade do outro. Infelizmente muitos jornais são tendenciosos e precisamos desenvolver nosso senso crítico diariamente.