Nós já sabemos que a permanência de um profissional está mais relacionada ao comportamento do que a suas habilidades técnicas.
“A experiência profissional contribui para a maturidade, mas não tem uma relação direta. Tanto que hoje existem profissionais muito jovens, de 20 a 25 anos, com responsabilidades de gestão e nível de comprometimento grande com as empresas onde atuam”, relata Mariana Almeida, gerente de RH da Mega Sistemas Corporativos. (fonte: www.catho.com.br)
Maturidade profissional não está relacionada à idade da pessoa e sim ao seu comprometimento e também ao temperamento. Mas ambos podem ser moldados e ajustados de acordo com os objetivos do indivíduo.
Como me tornar maduro?
Ser autocrítico e humilde é o primeiro passo. Bem como ter inteligência e controle emocional! Em nosso canal do youtube já falamos sobre isso com a psicóloga Larissa! (link video Larissa)
Veja 03 passos fundamentais para alcançar a maturidade profissional!
- Perceber que não se tem todas as respostas e não se sabe toda a verdade. (autocrítico)
- Reconhecer que o outro é igual a mim. Não sou melhor nem pior que ninguém. (humildade)
- Perceber que a vida é para ser vivida e não lamentada. (inteligência emocional)
Agora é a sua vez de colocar em prática as atitudes que vão lhe tornar um profissional maduro. Caso você já tenha os comportamentos citados acima, parabéns e sucesso em sua caminhada!