Você está visualizando atualmente Por que seu amigo tira nota maior que a sua?

Por que seu amigo tira nota maior que a sua?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Quantas vezes você se preparou muito para uma prova e acabou tirando uma nota mais baixa que o seu amigo que estudou bem menos que você? Talvez isso já tenha acontecido muitas vezes. E sabe por que? Porque a nota não é necessariamente uma questão de tempo de estudo, mas muitas vezes de memorização.

Assim, se você dominar algumas técnicas de aprendizado direcionado, certamente vai conseguir melhorar a nota porque o seu potencial de memorização será ampliado.

Das mais antigas para as mais recentes, neste blog você vai conhecer uma técnica de memorização incrivelmente útil para melhorar suas notas!

Veja abaixo!

A técnica dos “loci”

“Loci” é uma palavra latina que significa “lugares”. Segundo várias fontes, esse método foi usado por muitos oradores da Roma antiga para lembrar seus discursos. A técnica loci é excelente para aplicar tanto em seus estudos quanto na vida cotidiana, por exemplo, quando você tem que fazer uma apresentação.

Para aplicar a técnica dos loci, você deve primeiro pensar em um lugar que possa visualizar em sua cabeça com muita clareza. Qualquer lugar que tenha marcos claros.

Uma vez identificado o local familiar e os pontos de referência nele contidos, faça uma associação entre os pontos de referência e a informação que você precisa memorizar. A informação pode então ser transformada em “palavras-chave”.

A imaginação é tudo nesta técnica: imagine-se na primeira parte da jornada e associe a primeira palavra-chave identificada a ela. Proceda desta forma em todas as etapas, continuando a associar as outras palavras-chave.

Ou seja, a cada parte do trajeto você associa a uma palavra-chave que remete a uma informação que precisa ser armazenada.

Quando tiver de rever o capítulo que acabou de estudar, ou quando tiver uma apresentação oral durante a avaliação, deve refazer todas as etapas do percurso, recordando os conceitos-chave que lhes associou.

É claro que existem outros métodos tão poderosos quanto este, mas certamente essa única ferramenta poderá ajudar muito na melhoria de suas notas.

Os seguintes pontos também podem ser úteis ao estudar:

  • Escuta ativa: este método de estudo não inclui apenas a fase de estudo propriamente dita, mas começa com a escuta das aulas. Dedique-se a ouvir ativamente as aulas e anote as perguntas para fazer ao professor mais tarde.
  • Faça anotações: As anotações durante a aula são essenciais para facilitar o aprendizado. Marque apenas as informações mais relevantes, talvez anotando as palavras-chave e os conceitos a serem explorados.
  • Livros didáticos: Certifique-se de ter todo o material necessário para estudar e integrar notas e informações dos livros. Crie seus mapas mentais para sintetizar informações e ter tudo à mão.
  • Repita em voz alta: repetir o que você estudou em voz alta ajuda você a ouvir a si mesmo e a entender se realmente assimilou os conceitos.
  • Exposição: Ensine a alguém aquilo que você está aprendendo. Esta é a melhor forma de aprender alguma coisa.

Lembre-se sempre de que a organização e o planejamento são a base do estudo bem-sucedido: organize bem seu aprendizado, dividindo o programa a ser estudado em vários dias e calculando o tempo a ser dedicado a cada parte (considerando o potencial de imprevistos). Ao mesmo tempo, certifique-se de fazer pausas.

É melhor começar cedo e estudar um pouco todos os dias do que estudar constantemente antes da avaliação.

Siga a Traine no Instagram para estar por dentro de todos os textos que postamos por aqui!