Era digital: 5 dicas para lidar com o excesso de informação.

Era digital: 5 dicas para lidar com o excesso de informação.

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Cansaço, estresse, falta de concentração e queda de produtividade são algumas das consequências do excesso de informação ao qual somos expostos diariamente. Entenda aqui como lidar com o excesso de informação na era digital.  

O que é o excesso de informação? 

O mundo digital permite que diariamente sejamos bombardeados por infinitos artigos, tweets, e-mails, vídeos, fotos e muito mais. Tudo isso configura um volume de informação muito maior do que o cérebro é capaz de lidar, por essa razão, a era digital é praticamente considerada sinônimo de excesso de informação. 

Males causados pelo excesso de informação 

O excesso de informação acontece quando a quantidade de informação que recebemos excede a quantidade que conseguimos processar. A mente consciente não é capaz de prestar atenção a muitas coisas de uma vez só, por essa razão, a mente quando muito cheia perde parcela de sua capacidade de julgamento, o que ocasiona piores tomadas de decisão. 

O excesso de informação faz as pessoas perderem a capacidade de focar. Além de causar grande quantidade de estresse e ansiedade. Por isso, no mundo em que vivemos hoje, aprender a gerenciar as informações que consumimos é algo primordial. 

5 dicas para lidar com o excesso de informação: 

Tire as coisas da sua cabeça

Quando sentir que existem muitas coisas passando pela sua cabeça, sejam elas preocupações ou tarefas que tenha para fazer, anote-as em um papel. Isso ajudará a trazer claridade para sua mente. 

Sempre que for realizar alguma tarefa e existir pensamentos recorrentes lhe interrompendo, agarre um papel e uma caneta e anote todos eles. Você vai observar como a sua capacidade de focar onde realmente deseja irá aumentar. 

Faça uma coisa de cada vez 

Muitas pessoas consideram ser multitarefas uma qualidade positiva, mas a verdade não é bem essa. 

Quando tentamos realizar várias tarefas de uma vez, não conseguimos nos concentrar totalmente em nenhuma delas. Isso, infelizmente, pode acabar custando a qualidade das tarefas que estão sendo realizadas. 

Estar constantemente dividindo a atenção causa estresse e ansiedade. Por isso, fazer várias tarefas juntas pode acabar demandando mais tempo. 

Seja livre para ignorar informações 

Às vezes temos a sensação de que todas as informações são importantes. Precisamos ler cada artigo que nos são recomendados, assistir os stories de todos amigos e colocar em dia todos os seriados da Netflix. 

É preciso aceitar os fatos, não damos conta de tudo. Por essa razão, comece a observar quais informações são realmente importantes e merecem a sua atenção. As que não se encontrarem nessa lista, deixe de lado. 

Tenha intervalos de descanso 

Alguns intervalos de descanso durante o tempo de trabalho não só ajudam a relaxar a mente, como também aumentam a sua produtividade. Então, que tal separar algumas pausas durante a sua jornada de trabalho? 

Durma bem 

Dormir bem é primordial para que o seu cérebro possa descansar e se preparar para os afazeres do dia seguinte. 

Uma boa noite de sono contribui para a melhora do metabolismo, ajuda na disposição e previne o aparecimento de doenças crônicas.