Você está visualizando atualmente É estudante e quer desenvolver sua criatividade?Conheça esses 3 passos!

É estudante e quer desenvolver sua criatividade?Conheça esses 3 passos!

  • Categoria do post:Artigos

A criatividade é uma habilidade valiosa, e existem estratégias comuns e efetivas que todo aluno pode usar para ajudar a desenvolvê-la.

É uma habilidade que requer prática. Requer que você vivencie experiências diferentes para compor o seu repertório criativo quando precisar solucionar um problema. É para isso que a criatividade serve: para resolver problemas de forma não padronizada!

Por isso, desenvolver habilidades criativas é um ótimo negócio, principalmente se você está entrando agora no mercado de trabalho!

Separamos alguns passos fundamentais para que você desenvolva a sua criatividade para solução de problemas!

1. Explore sua criatividade em problemas pequenos

Ao se deparar com um problema, pense em uma solução fora da resposta óbvia, fora do esperado. Quais outras soluções seriam possíveis para este caso? O que eu posso fazer que sai do convencional? O que soluciona esse problema de forma mais assertiva e rápida.

Pensando nestas perguntas, você será capaz de juntar seu repertório mental e construir, a partir de outras cenários, a solução ideal para o que você precisa! Lembre-se sempre: a criatividade para solução de problemas é uma habilidade muito valiosa e reconhecida no mercado!

2. Vivencie novas experiências

Fazer algo que nunca fez, passar por um caminho desconhecido, experimentar outro estilos musicais e de filmes, coisas do cotidiano que podem expandir seu repertório de cenários e te permitir melhorar as soluções dos problemas que você enfrenta. É tudo uma questão que aumentar o seu repertório para que, quando necessário for, você utilizar toda essa vivência a seu favor!

3. Coloque restrições em situações normais

Ao colocar alguma barreira ou impedimento intencional na solução de um problema, você é forçado a pensar e criar uma nova saída. Por exemplo:

Problema: Tirar uma nota que está debaixo de um copo com água.

Restrição: Não pode tocar o copo.

Como tirar uma nota debaixo de um copo d’água sem tocar no copo? 

É claro que é um exemplo simples, mas estenda isso para problemas maiores e complexos. Quanto mais restrições, mais criativa precisa ser a solução.

Treinando sua criatividade é possível criar um repertório poderoso de soluções criativas e uma ferramenta robusta para o mercado de trabalho!

E por aí? A criatividade está em dia?

Acompanhe a Traine no Instagram e saiba de todos os blogs e novidades que temos por aqui! Até semana que vem!