Você está visualizando atualmente O que aprender com provas e treinamentos?

O que aprender com provas e treinamentos?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Você sabia que pode aprender muito mais depois que o exame já passou? Afinal de contas, o valor real não é a prova e sim o aprendizado do conteúdo!

Muitos aprendizados levam tempo para sua mente se sintonizar com a ideia principal. Então, por que não aproveitar também as provas para estudar, não como um fim mas como um meio?

Comece a delinear cedo

Seja qual for o assunto de estudo, delinear é um processo demorado e não combina bem com atividades de revisão. Quanto mais cedo você fizer seus esboços, mais cedo terá o material básico para estudar. Quanto mais cedo você tiver esse material básico disponível, mais tempo terá para preparar e revisar. Trata-se de reservar tempo suficiente para estudar os exames depois que eles aconteceram!

Tenha fé em sua capacidade de fazer boas anotações

Anotações é uma ferramenta importante tanto para melhorar a compreensão quanto para a memória de longo prazo. Tenha fé em sua capacidade de fazer ótimas anotações para si mesmo e tenha certeza de que os professores fornecem informações suficientes nos guias do módulo sobre como responder as perguntas. Você não precisa procurar isso para cada curso. Pelo contrário – você precisa começar a desenvolver seu próprio estilo para responder a essas perguntas!

Siga os guias que os professores indicam

É melhor seguir as sequências de atividades de aprendizagem recomendadas pelos professores. Há uma lógica sólida por trás deles, e essa lógica está construindo conhecimento – desde o básico até os níveis mais elevados e mais adeptos. Não se concentre no motivo pelo qual você deve ler um determinado texto ou responder a certas perguntas. Concentre-se em fazer isso com o melhor de suas habilidades. Procure ter todas as atividades concluídas e marcadas. Assim, você começará a se preparar para os exames desde o começo.

Construa um conhecimento aprofundado 

Quanto mais conhecimento você tiver, mais rápido poderá responder às perguntas do exame e mais detalhada poderá ser sua análise. A relação entre a profundidade do conhecimento e a capacidade de sintetizar é você conseguir ser mais específico. Também se torna mais simples comparar conceitos entre os diferentes tópicos do assunto. Esta é uma excelente maneira de demonstrar que você tem uma compreensão firme do material. 

Separe suas anotações

O que funciona é manter as anotações em dia, separadas por livro didático e outras leituras. Essa abordagem não é necessariamente intuitiva, mas ajuda a estruturar e internalizar as informações de forma mais eficaz. Se você decidir fazer assim, com o tempo você descobrirá que a mistura acontecerá naturalmente depois que você aprender cada parte. Também é importante fazer anotações digitais, uma maneira maravilhosa de se treinar para a velocidade de digitação e resumos que você poderá vir a fazer.

Revisar e fazer exames também é aprender a aprender. Por meio da auto-observação e de uma análise honesta, você pode encontrar o método que garantirá que você esteja bem preparado e que lhe dê notas altas. Basta ter paciência e vontade.

E aí? Quem merece ler esse texto junto com você?

Envia para um amigo que gosta de preparação para os exames!