A prova é amanhã. São seis horas da tarde e ainda dá tempo de estudar, mas você prefere tirar uma sonequinha primeiro para se preparar. Depois da soneca, você sente aquela preguiça e pensa: “vou assistir só um episódio de uma série e depois começo a estudar”. Quando se dá conta, já é meia noite e ainda não estudou nadinha. Esse é um clássico caso de procrastinação, meus amigos.
Procrastinar é o ato de adiar ou postergar a execução de algo que temos para fazer. Essa atitude é muito prejudicial, pois causa estresse e sentimento de culpa. Em casos mais graves, a procrastinação pode levar uma pessoa a ir mal nos estudos ou, até mesmo, perder o emprego.
O que fazer para não procrastinar mais?
Quando a procrastinação se torna um hábito, não é fácil se livrar dela do dia para a noite. Porém, com bastante esforço, tampouco é impossível. O primeiro passo para vencer esse hábito é começar a identificar onde e em quais momentos você procrastina e, então começar a buscar quais são os motivos que levam você a tomar essa atitude.
Confira abaixo alguns dos motivos que levam as pessoas a procrastinar uma tarefa:
- Não saber por onde começar
- Sentir que não são capazes
- Perfeccionismo
- Não gostar do que elas têm para fazer
- Falta de organização
Identificar a razão ou as razões que levam você a procrastinar é o passo mais importante para deixar de ter esse hábito. Depois dessa investigação, será muito mais fácil tomar as medidas certas para mudar de atitude. Veja abaixo algumas ações eficazes para evitar o mal da procrastinação:
Estabeleça seus objetivos e prioridades
Os objetivos e as prioridades servem como uma rota para guiar nossas ações. Sem eles, nos sentimos perdidos. Em razão do mencionado anteriormente, é mais que necessário ter em mente, de modo bem claro, quais são seus objetivos e prioridades, pois isso lhe dará forças para não adiar a execução de tarefas.
Organize-se
Depois de ter em claro quais são seus objetivos e prioridades é o momento de se organizar. Quando você sabe o que deve fazer e quando deve fazer, o esforço para iniciar a tarefa é muito menor.
Existem muitos métodos eficazes de organização. Você pode usar um cronograma ou listas de afazeres, o importante é não deixar de ter um planejamento de como pretende executar todos os seus deveres.
Não se repreenda
Perdoe você por ter procrastinado no passado. Estudos mostram que perdoar a si mesmo ajuda as pessoas a se sentirem mais positivas em relação a elas próprias e reduz a probabilidade de procrastinação no futuro. Isso acontece porque normalizar os erros ajuda no controle das emoções.