Música: escutar no momento de estudo, atrapalha?

Ouvir música enquanto está estudando, pode atrapalhar? Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes. Porém, a verdade é que não existe um consenso, mas sim pontos de vista sobre o tema.

Nesse artigo, te mostraremos como uma trilha sonora pode ajudar no momento de aprendizado e como criar uma playlist de acordo com seu perfil. Confira!

Estilos para cada disciplina

Segundo estudo feito pelo Spotify em parceria com profissionais da área de psicologia, ouvir música enquanto estuda pode melhorar de maneira significativa o desempenho do estudante. O estudo afirma que os que estudaram matemática ouvindo música clássica apresentaram um desempenho 10% melhor no resultado final.

Porém, é importante ter em mente que o estilo de música deve ser escolhido de acordo com a disciplina. Para as exatas, como falamos acima, a música clássica melhora a atenção e a retenção de informações, já que a melodia e a escala tonal, ajudam o cérebro a relaxar, mas o mantendo em alerta.

Para a área de humanas, o estilo pop é o mais indicado. As batidas conduzem o pensamento lógico e auxiliam o cérebro a relaxar enquanto estuda. Já para o aluno da área artística e criativa, pode escutar pop e rock, isso porque ambos os gêneros trazem batidas aceleradas, conduzindo para um estado de excitação, estimulando a criatividade.

Como estudar ouvindo música?

Se você gosta de ouvir música enquanto estuda, dê preferência às instrumentais e sem vocais, principalmente nas matérias que envolvem muita leitura. Outra dica é montar uma playlist com músicas que você ainda não escutou, dessa forma, você não cairá em tentação de ficar lembrando a letra, atrapalhando assim a concentração.

Se você deseja experimentar novos ritmos, então vale pesquisar playlists com músicas tranquilas, ou mesmo sons da natureza, como chuva e mar. As trilhas de videogames são ótimas opções também.

Ouvir música pode ser extremamente positivo para alguns estudantes, mas outros podem sentir incômodo. Por isso, é importante perceber qual a opção que mais se adequa a você; e caso prefira uma trilha sonora, não deixe de organizar uma playlist do seu jeito!

 

Confira no blog como garantir uma organização de estudos produtiva!

1 comentário em “Música: escutar no momento de estudo, atrapalha?”

  1. Artigo excelente :). Acabei de me deparar com o seu blog e gostaria de dizer que realmente gostei de navegar pelas postagens do seu blog. Afinal, estarei assinando seu feed e espero que você escreva novamente em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *