Como montar um portifólio profissional

Para conquistar aquela vaga desejada, você precisa ser notado. Para isso, a melhor forma de apresentar suas qualidades e competências, é criando um portfólio profissional!

O portfólio é um documento onde você pode expor toda a sua experiência e atuação. Quando organizado e bem planejado, ele pode contribuir de forma muito positiva para a desenvoltura de entrevistas e impulsionar o seu marketing pessoal. 

Além disso, o portfólio te ajuda a visualizar de forma fácil a sua atuação e como ela vem aprimorando de um projeto para o outro. O que poderá te ajudar a ter novos insights de como melhorar futuramente.

Mas, como montar um portfólio?

Existem algumas dicas que servem como orientação para o momento de criar o seu portfólio, como:

Tipo de portfólio

É possível escolher o portfólio impresso ou digital, vai depender do objetivo e da sua profissão. O impresso é o mais tradicional e deve ser entregue junto com o currículo. Já o digital tem como vantagem o poder de colocar arquivos em formatos de vídeo, áudio, entre outros. Além da facilidade de poder atualizar com mais frequência.

Trabalhos relevantes

É muito importante definir quais são os trabalhos que deverão ganhar um espaço no seu portfólio. Porém, tanto impresso como digital, evite lotá-lo com vários arquivos.

E como garantir que o portfólio se destaque?

O portfólio pode te ajudar a ganhar vantagem, principalmente quando está disputando uma vaga com outros candidatos. Para isso, é preciso deixá-lo sempre otimizado, confira as dicas que podem ajudar nesta tarefa:

Mantenha-o atualizado

É muito importante atualizar o portfólio quando novos projetos forem realizados e que merecem destaques;

Deixe-o com a sua cara

Em geral, os currículos são iguais. Já no portfólio, você tem a oportunidade de criar uma identidade que reflita o seu talento e personalidade;

Fácil visualização

Além da uma bela identidade e projetos incríveis, o seu portfólio precisa ter as informações disposta de maneira visual e acessível;

Essas sãos as dicas que separamos para te ajudar a montar o seu portfólio. Esperamos que o nosso artigo seja de grande ajuda e não deixe de compartilhar com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *