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Marketing digital, muito além das redes sociais!

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Se você é empreendedor ou está entrando agora no mercado de trabalho, em busca de uma oportunidade, com certeza já ouviu falar sobre o Marketing Digital. Uma área que cresceu muito nos últimos 5 anos e tende a crescer cada vez mais em detrimento ao advento das novas relações que estamos construindo com as tecnologias.

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Mas na maioria das vezes, as pessoas têm uma visão resumida dessa área e chegam até a se desinteressar por ela. Pensando que para estar dentro dessa área precisa ser extrovertido, saber fazer videozinho de dancinha no tiktok e instagram… Mas não é bem assim! Aliás, não é nada assim. Existem várias profissões dentro dessa área que podem interessar diversos perfis de profissionais, dos mais extrovertidos aos mais tímidos e low profile (que evitam as redes sociais e exposição).

Analista de mídia 

Sim, a vertente do marketing digital que se popularizou mais rápido foi a criação de conteúdo e gestão de redes sociais. O analista de mídias sociais é responsável por realizar a gestão das redes sociais de uma determinada empresa ou marca. Assim, o profissional cuida do planejamento, programação e publicação do conteúdo nas redes sociais. 

Profissionais formados em: jornalismo, publicidade, comunicação, administração e letras costumam ser os que mais optam por essa atividade.

SEO e marketing de conteúdo

De forma resumida, SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca) é quando o profissional estuda e trabalha determinados conteúdos: blogs, artigos, e-books, checklists para posicionar da melhor forma nos mecanismos de busca como google.

Uma empresa que possui uma boa estratégia de SEO consegue alcançar muito mais pessoas para o seu produto/serviço de uma maneira muito mais barata e eficaz. 

Ah! Além de escrever bem, o profissional que optar por essa área, tem como diferencial entender bem de métricas e ser bem analítico. Fará toda a diferença no resultado da estratégia de conteúdo.

Gestor de tráfego

Sabe quando você acessa o Google e nas primeiras buscas aparecem ‘anúncio’ ou quando está no instagram e algum post aparece ‘patrocinado’? Esse é o resultado de muito trabalho do gestor de tráfego. 

A área é responsável por criar, coordenar e otimizar campanhas pagas no meio digital. Com essa forma de publicidade a empresa paga por cliques feitos em um determinado conteúdo e também realiza aquisição de palavras-chave específicas para o seu negócio. 

Para investir nesse job, é interessante ter preferência por trabalhar com números e que tenha conhecimento em plataformas de anúncios e otimização de campanhas.

Gestor de e-commerce

Essa profissão é novíssima no mercado e a demanda só vem crescendo. Também em função da pandemia, as compras online mais que duplicaram nos últimos anos, logo ter um profissional exclusivo para gerir a loja virtual é a melhor alternativa para ser um e-commerce de sucesso e referência entre tantos que existem na internet.

Por ser uma posição nova, as atribuições desse profissional podem variar de empresa para empresa. No geral, o gestor de e-commerce é responsável por cuidar do processamento dos produtos e pedidos recebidos, manutenção da loja virtual, criação de campanhas nas mídias digitais e suporte ao cliente. 

E diferente de algumas outras áreas dentro do marketing digital, o mercado não busca uma formação específica para trabalhar como gestor. 

Mencionamos aqui 4 áreas mais comuns dentro do marketing digital. Em algumas empresas o mesmo profissional acumula várias destas funções, como: gestor de tráfego e analista de mídias. Ou analista de mídias e criador de conteúdo! 

Bom, acreditamos que agora, deu para ter uma noção de que as dancinhas e stories são apenas a ponta do iceberg que é o marketing digital!