Você está visualizando atualmente Como manter uma vida equilibrada mesmo com muito estudo?

Como manter uma vida equilibrada mesmo com muito estudo?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Estudo e muitas vezes trabalho. Vida social. Relacionamentos. Saúde. Dinheiro.

São muitos os aspectos da vida que merecem nosso cuidado. Mas nem sempre estamos sabendo equilibrar o que é mais importante ou simplesmente ter um momento só para nós!

A gestão do tempo é uma habilidade fundamental e cada vez mais necessária na sociedade moderna. Ser organizado é ainda mais importante para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo. 

Estas são as perguntas fundamentais a se fazer para encontrar o equilíbrio ideal entre todos os pilares da minha vida:

• O que eu realmente quero fazer na minha vida? 

• Por que quero fazer um treinamento?

• Gosto do que vou estudar e será útil para quem quero me tornar?

Suas respostas o levarão a entender se um treinamento profissional o ajudará a alcançar seus objetivos futuros. O passo-a-passo a seguir pode ajudá-lo a equilibrar sua vida!

1. Aprenda a ouvir a si mesmo

Se você decidir se dedicar a um treinamento profissional, você pode ver o “sacrifício” que está fazendo como seu amigo ou inimigo. Lembre-se de que você está fazendo esse “sacrifício” para sua própria felicidade. Estudar e trabalhar são investimentos em você e no seu futuro. É essencial encontrar um trabalho que te satisfaça e estudar o que você realmente gosta. Nunca se esforce para fazer o que você não quer apenas para fazer outra pessoa feliz.

2. Refinar as habilidades organizacionais e criar um calendário de estudos

Motivação e organização são as chaves para o sucesso. Uma coisa importante e simples que você pode fazer é planejar seu estudo. Experimente criar um cronograma de seus módulos e defina o plano de estudos para cada um deles. Um ótimo método é proceder de semana para semana. Por exemplo, todo fim de semana você pode planejar quais capítulos estudar para a próxima semana ou pode organizá-lo mensalmente. Seja qual for o método que você escolher, é muito importante saber o que você está fazendo e quando. Isso aumentará a produtividade, evitando o desperdício de tempo.

3. Encontre seu ritmo de estudo

Inclua horas de descanso e lazer ao lado de seus compromissos. A falta de descanso pode afetar a capacidade de memorização e, com o tempo, piora seu desempenho nos estudos e no trabalho. Tente estabelecer um limite de horas por dia para estudar e estabeleça quais horários do dia funcionam melhor para você. Você também precisa ser flexível e não ficar frustrado se ocasionalmente deixar de seguir o plano. De fato, enfrentar obstáculos e saber transformá-los em oportunidades é uma habilidade fundamental no estudo e na vida em geral. 

4. Não busque a perfeição 

Concentre-se em si mesmo e não apenas em obter as notas mais altas possíveis. Acima de tudo, tente nunca comparar seus resultados com os de seus colegas. Todo mundo tem compromissos e ritmos diferentes, então você não precisa se sentir inferior ou menos inteligente se alguém tirar notas mais altas do que as suas ou se, às vezes, você não se sair tão bem quanto esperava. 

Você deve tentar aceitar suas circunstâncias sabendo que colocou o máximo de esforço possível em seus estudos. Evite o perfeccionismo e aceite seus limites. Nessas situações, tente lembrar suas motivações mais fortes e o que inicialmente o levou a seguir o caminho que está trilhando.

5. Melhore as técnicas de memória para maximizar a eficiência do seu estudo

Encontre um método para memorizar sem ter que ficar nas mesmas páginas por muito tempo. Refine a qualidade do seu estudo em vez da quantidade. Uma hora de estudo por dia em vez de cinco horas pode ser mais eficaz para você.

Estudar em uma língua estrangeira que você conhece pode ser útil porque nosso cérebro já está envolvido no processo mental de tradução e, portanto, memoriza muito melhor o que você lê. 

6. Defina objetivos de curto prazo

Organize um calendário de estudos para saber quais são os capítulos e os argumentos que você deve estudar hoje ou amanhã para determinados assuntos, ao invés de ficar sem saber por onde começar. É altamente eficaz definir pequenas metas diárias ou semanais que você pode alcançar. 

Lembre-se que mesmo andando devagar, você pode ir longe! Todos os passos, por menores que sejam, aproximam você do seu objetivo!

Organizando sua vida de estudos, você encontrará forma de balançar todos os demais aspectos da sua vida!

Aproveita e segue a Traine no @mundotraine para receber semanalmente conteúdo como esse!