Encontrar oportunidades para empreender pode provocar incertezas e medo, principalmente em quem está começando a entrar nesse mercado. Mas, a primeira pergunta que muitos fazem é: “Como empreender?”
O primeiro passo é ter um plano de negócios e as ações estratégicas detalhadas sobre os custos e lucros esperados. O segundo passo é conquistar o seu lugar no mercado, parcerias e pesquisas de mercado e público são essenciais para se destacar.
Agora que você sabe os passos iniciais e essenciais, confira as ideias de negócios para ficar de olho em 2021!
Empreendedorismo digital
O comércio online vem crescendo pelo menos quatro vezes mais que o offline. Além dos e-commerces, aplicativos e até mesmo vendas realizadas por grupos e perfis nas redes sociais são tendências.
Outra grande oportunidade digital são a venda de infoprodutos, como cursos online, e-books.
Franquias
Abrir uma franquia é uma das opções mais seguras para empreendedores iniciantes e os conservadores.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, os segmentos mais procurados para investir são do ramo alimentício, educacional, tecnológico e de serviços disruptivos.
Produtos artesanais
A procura por produtos personalizados vem crescendo e se tornando uma tendência, principalmente quando falamos de bolos e estética. Outra tendência que tem surgido dentro desse mercado, é o chamado “círculo de consumo local”. O círculo visa apoiar os pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade.
Saúde e higienização
Uma das tendências para negócios de todo o mundo é o reforço da higienização e limpeza dos seus espaços. Empresas que comercializam desinfetantes, álcool em gel e produtos antissépticos, antibacterianos e antivirais disparou em 2020, devido à COVID-19. Movimento semelhante aconteceu com outros produtos, como luvas e máscaras.