You are currently viewing Pare de procrastinar nos estudos, agora! Saiba como

Pare de procrastinar nos estudos, agora! Saiba como

Dar aquela pequena pausa (às vezes longa), interromper o que estava fazendo para realizar uma outra tarefa, dar uma olhada nas redes sociais ou simplesmente não começar o que estava programado para fazer. Isso é procrastinar!

A procrastinação, do verbo procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, se torna uma questão negativa.

Nos estudos, pode ser bastante prejudicial, fazendo com que aquela meta de matérias e conteúdos seja sempre deixada de lado, resultando em efeitos não muito positivos no futuro.

É fundamental na hora de estudar, principalmente quando se trata do EAD (Educação a distância) sempre considerar que todas as tarefas são importantes. Esse é o primeiro passo para deixar de lado a procrastinação.

Se policiar também é uma tática infalível: se avalie durante o período de estudos, e tente melhorar sua produção. Uma dica importante é listar suas prioridades e tentar realizá-las ao longo dos dias.

Descobrir o que te leva a procrastinar também pode ajudar. Repare ao seu redor o que te leva a distração, por exemplo: se o uso do celular te atrapalha, silencie as notificações e o mantenha em outro local enquanto estuda. São técnicas simples, mas que revertem a história de deixar sempre para depois, o que deve ser feito naquele momento.

Relevância das tarefas

Outro problema muito comum é achar que a matéria passado pelos professores, podem não ser tão importante, te levando novamente à procrastinação. Para isso, sempre reavalie que o conteúdo deve mesmo ser estudado. Normalmente, acreditamos que o assunto não é relevante quando não percebemos os possíveis resultados desses estudos. E isso acaba sendo mais uma armadilha para não realizar suas tarefas e protelar mais uma vez.

A falta de prazo também gera procrastinação. Se você tem que fazer algo, mas não tem uma data para isso, certamente demorará para fazer, a não ser que seja frequentemente cobrado para fazê-lo. Estabeleça metas e prazos. E é claro que, todos nós podemos ter um momento de lazer ou descanso. Para encontrar o equilíbrio entre o descanso e os estudos, defina sua prioridade e separe os horários para a realização de outras tarefas.