You are currently viewing O que poucos sabem sobre aprender um segundo idioma
Smiling female student holding flag and backpack

O que poucos sabem sobre aprender um segundo idioma

É inegável que aprender um segundo idioma traz inúmeros benefícios para as pessoas. O mundo globalizado exige que os profissionais sejam capazes de se comunicar em mais de uma língua. Cada vez mais as empresas têm buscado contratar funcionários que tenham a habilidade de entender e interagir com diferentes culturas. 

As vantagens de aprender um segundo idioma não se limitam ao âmbito profissional. Falar outra língua torna as pessoas mais inteligentes e confiantes. Isso acontece porque o processo de aprendizagem é extremamente desafiador, exigindo paciência, esforço e muita persistência. Por essa razão, quando você chega no seu objetivo último e finalmente consegue se comunicar no idioma novo, o sentimento é de vitória e você passa a se sentir muito bem consigo mesmo.  

Apesar de admitir que o processo de aprendizagem de um segundo idioma é desafiador, não é uma verdade que ele precise ser penoso. É possível aprender uma nova língua de modo prazeroso e sem demandar tanto tempo. 

Erros comuns ao aprender um segundo idioma 

  • Consumir pouco conteúdo no idioma 
  • Focar muito em gramática 
  • Medo de errar 
  • Só estudar em sala 

Dicas para aprender um segundo idioma com mais rapidez e facilidade:

Estabeleça objetivos 

Os objetivos que busca alcançar uma pessoa com a aprendizagem de um segundo idioma podem ser diversos.  Viajar, ser promovido no trabalho e entender as músicas da sua banda preferida são todos objetivos válidos que motivam a aprendizagem. 

Antes de começar a aprender a nova língua, busque ter ao menos um propósito claro em sua mente, pois isso ajudará você a se manter motivado e focado. Além disso, os objetivos dão um direcionamento para a organização dos seus estudos.  

Passe tempo com o idioma 

Você não vai conseguir adquirir fluência em um idioma se não buscar maneiras de utilizá-lo no seu dia a dia

Tente encontrar músicas, séries, livros e canais no youtube do seu interesse na língua que está tentando aprender. Dessa forma, você estará passando tempo com o idioma e também se divertindo. Veja só se isso não é uma boa? 

Converse com você mesmo 

Pode até soar estranho, mas não tem nada de errado em conversar consigo mesmo em uma língua estrangeira. Fazer isso é uma boa maneira de praticar o idioma, principalmente se você não tem ninguém para praticar com você. 

Falar consigo mesmo irá lhe ajudar a manter frescas em sua mente as palavras e frases novas que está aprendendo. Essa prática também fará você aumentar sua confiança para a próxima vez que for conversar com alguém. 

Escolha um curso de qualidade 

Fazer parte de uma comunidade que tem um objetivo em comum com você é muito motivante, por essa razão, entrar em um curso do idioma que se está tentando aprender pode ser algo positivo. 

Em um curso, você terá um professor que lhe guiará em sua caminhada de aprendizagem, além disso, terá também pessoas para conversar com você

Se o seu objetivo é aprender inglês, escolha a Traine. Em nosso curso de inglês, temos como objetivo desenvolver no aluno a habilidade de se comunicar, proporcionar uma melhora pessoal e profissional, trabalhar as quatro habilidades linguísticas de maneira integrada e desenvolver a confiança de falar com naturalidade. Nossa equipe é muito capacitada e está pronta para dar suporte aos alunos em todas as suas necessidades.   

Relaxe 

Todos quando estão aprendendo um idioma novo cometem erros e gafes, então, não deixe que a vergonha de passar por essas situações lhe impeça de evoluir em sua aprendizagem. Relaxe e deixe o medo de errar de lado! Saia de sua zona de conforto e não perca nenhuma oportunidade de praticar. 

Não fique obcecado em aprender o segundo idioma de modo rápido. Tome o seu tempo, estude o máximo que puder e desfrute da jornada de aprendizagem.