Você está visualizando atualmente O cuidador e o Covid – 19
Closeup of a support hands

O cuidador e o Covid – 19

A pandemia do coronavírus traz um cenário de desafios e oportunidades para o profissional cuidador de pessoas. Nesse momento em especial falaremos do cuidador de idosos. 

Já sabemos que a população idosa é expressivamente representada mundialmente. É fato também que com essa realidade a profissão de cuidador de pessoas, especialmente a de cuidador de idosos, passa por um divisor de águas no histórico mundial.

Nunca ouve um momento mais oportuno para se destacar o verbo CUIDAR.  Como a própria profissão traz em seu nome cuidador é notório destacar a valorização desses profissionais. Não obstante, em momentos como esses que vimos e podemos sobressair a atuação de cuidadores de idosos que possuem um olhar muito além: Esse olhar vai ao encontro do prevenir. Prevenir situações que podem ser geradas tanto no contexto familiar como no cenário dos cuidados prestados aos seus clientes e ao auto cuidado. 

A valoração desses profissionais se faz necessária nesse momento, mudanças de paradigmas e estigmas vêm acontecendo e esses atores ganham espaço para demonstrarem seu potencial profissional e humano.

Com a mudança comportamental exigida pelo coronavírus podemos dizer que não foi vista entre as profissões um grupo tão versátil e oportuno como os cuidadores, pois devido ao isolamento social que é relevante e primordial para um bom prognóstico para a pandemia, é o cuidador que se torna o profissional multifacetário, ou seja, passa a ser um facilitador nos cuidados e na prevenção dos agravos á saúde tanto no contexto da saúde, como no contexto sociofamiliar e econômico; como podemos observar na matéria da Agência Brasil Publicado em 03/04/2020 – 06:00 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília, Cito:

“Novo coronavírus traz novos desafios para cuidadores de idosos

“Por lidarem com público de risco, profissionais devem redobrar cuidados.”

Fonte: Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/novo-coronavirus-traz-novos-desafios-para-cuidadores-de-idosos. Acesso em 08/04/2020.

O cuidador de pessoas em especial o cuidador de idosos traz a reflexão e a necessidade uma mudança de paradigma em relação à profissão de cuidador. 

Texto escrito por Eliane Ramos Silva
Enfermeira docente e especialista em gestão de serviços e sistemas em saúde.