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Identifique oportunidades, conheça seu público e reduza os riscos de seu empreendimento. Entenda de vez o que é a pesquisa de mercado.

Utilizada por empreendedores, gestores e profissionais de diferentes áreas, a pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente estratégica que possui como objetivo dar suporte e segurança à tomada de decisões. 

O que é pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado nada mais é do que o ato de coletar informações que proporcionem uma tomada de decisão mais acertada. Ela pode ser realizada de diversas formas, tudo irá depender do tipo de decisão que se precisa tomar. 

Pontos fortes e fracos da concorrência, comportamento dos clientes, desejos e expectativas dos clientes e características do mercado são exemplos de informações que podem ser de muito valor para um negócio. De acordo com o objetivo que uma empresa deseja alcançar, ela decidirá que tipo de informação irá precisar e qual será a melhor forma de conseguir essas informações.  

Aqui está uma lista mostrando como pode ser útil a pesquisa de mercado:  

  • Determinar a viabilidade de um novo negócio
  • Identificar e desenvolver novos negócios 
  • Ficar por dentro das tendências do mercado 
  • Testar a demanda para um novo produto 
  • Garantir o momento ideal para o lançamento de um produto
  • Melhorar e inovar um negócio 
  • Melhorar o sucesso de campanhas promocionais 

Como fazer pesquisa de mercado? 

Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, pois cada uma tem o seu objetivo. Para projetos de grande dificuldade e complexidade são utilizadas técnicas específicas de pesquisa, envolvendo especialistas de diversas áreas do conhecimento. Nesses casos, o mais aconselhável é contratar uma empresa que seja autoridade em desenvolver pesquisas de mercado. 

Porém a maior parte das necessidades dos negócios podem ser solucionados com projetos mais simples. As pesquisas de mercado mais usadas são aquelas baseadas em questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas. Hoje, com a ajuda da tecnologia, basicamente qualquer pessoa, sem grandes dificuldades, consegue desenvolver uma pesquisa de mercado. 

Alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado são:  

Pesquisa para novos negócios 

Quando se pretende abrir um empreendimento é imprescindível a realização de uma pesquisa de mercado. As informações adquiridas a partir dela ajudarão a visualizar se a ideia é viável ou não, diminuindo assim, os riscos do negócio. 

Pesquisa de satisfação do cliente

Essa pesquisa tem como propósito medir a satisfação do cliente. Todos os empreendedores que realmente almejam o sucesso devem sempre buscar melhorar o seu produto ou serviço. 

Nada melhor do que entender o nível de satisfação do seu cliente para poder proporcionar as melhorias certas que, de fato, irão agregar valor aos olhos dos consumidores.  

Pesquisa de hábitos de consumo

Sabendo os hábitos de consumo dos seus clientes você conseguirá atendê-los de modo mais assertivo. Quais formas de pagamento eles utilizam mais? Com qual frequência compram o seu produto? Em quais momentos compram o seu produto? Eles compram pela internet ou preferem a loja física? A resposta para cada uma das perguntas citadas pode ser adquirida através do estudo dos hábitos de consumo do seu consumidor.

Conclusão

A pesquisa de mercado é a coleta de informações relevantes que possibilita a construção de conhecimento e apoia a tomada de decisão. Através dela é possível, por exemplo, identificar novas oportunidades no mercado, conhecer o público alvo e também reduzir riscos.