Você está visualizando atualmente Gestão de processos x gestão por processos: entenda as diferenças.

Gestão de processos x gestão por processos: entenda as diferenças.

  • Categoria do post:Blog / Estudos

Gestão de processos ou gestão por processos? Existe alguma diferença entre esses dois termos?

Vamos com calma. Antes de entrarmos nessa discussão, é importante deixar claro o que são processos organizacionais.

Processo organizacional é um conjunto de atividades inter-relacionadas. Ele envolve pessoas, equipamentos, procedimentos e informações e, quando executados, transformam entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços), que atendem à necessidade de um cliente interno ou externo e que agregam valor e produzem resultado para uma organização.

 Agora você já está pronto para continuar a leitura e entender a diferença entre gestão de processos e gestão por processos.

Gestão de processos

A Gestão de Processos nada mais é do que uma metodologia para se identificar, mapear e redesenhar processos.

Ela pode ser definida como um conjunto de práticas usadas para identificar, desenhar, projetar, executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

Alguns benefícios da gestão de processos são:

·         Melhor aproveitamento do tempo

·         Redução dos custos

·         Maior qualidade nos serviços e produtos

·         Retenção de talento

·         Melhores tomadas de decisão

Gestão por processos

A gestão por processos pressupõe uma abordagem mais ampla em que se procura enxergar a empresa a partir de um outro ângulo que não a arquitetura estrutural-funcional, aquela representada pelo organograma. Ou seja, a gestão por processos presume um novo modelo de gestão, que não o modelo de gestão burocrático e uma organização do trabalho completamente diferente da proposta de agrupar as atividades que são realizadas na organização.

Sendo assim, a gestão por processos é um modelo de gestão que visa à integração de todas as áreas baseadas em processos, estruturando e integrando processos funcionais dentro das organizações.

Resumindo

A gestão de processos é uma metodologia que busca o controle, organização e otimização dos processos organizacionais. Em contrapartida, gestão por processos é realizar a gestão de uma empresa a partir de seus processos.  

Entenda mais sobre o assunto assistindo ao De olho no mercado sobre Gestão de Processos com a Professora e Doutora pela UFJF Lívia Almada. Clique aqui.