You are currently viewing Erros para não cometer ao começar um empreendimento

Erros para não cometer ao começar um empreendimento

Empreender não é uma tarefa fácil. É preciso oferecer um bom produto ou serviço, estar de olho nas mudanças do mercado, encontrar as pessoas certas para formar uma equipe, enfim, são inúmeras as variáveis que envolvem abrir e manter um negócio. 

Para ajudar você a ser o mais bem sucedido possível, separamos alguns erros comuns que devem ser evitados no momento de começar um empreendimento. Confira! 

Juntar finanças pessoais com as empresariais 

Misturar as finanças do empresário com as da empresa é um erro bastante cometido, principalmente, por negócios menores. 

Um dos princípios básicos da contabilidade é justamente tratar gastos e receitas de pessoas físicas de modo separado dos de pessoas jurídicas. Caso contrário, como será possível saber se a empresa está tendo lucros ou prejuízos? Juntar as finanças pessoais com as empresariais é um erro muito grande que pode acabar custando o sucesso do seu negócio. 

Apressar o processo de contratação

Encontrar as pessoas certas para se juntar ao seu time não é uma tarefa fácil. É imprescindível que você tome o tempo necessário para poder fazer as melhores escolhas. 

Os funcionários são parte fundamental de uma empresa. É através deles que tudo consegue funcionar. Por essa razão, para garantir o sucesso organizacional é necessário escolher pessoas competentes e que tenham valores compatíveis aos empresariais. 

Ignorar as documentações 

Para não ter dores de cabeça no futuro, não deixe de cumprir bem com as burocracias que envolvem abrir uma empresa. Ter todos os documentos certinhos referentes ao seu negócio vai evitar que você tenha problemas, por exemplo, com sócios ou fiscalização. 

Você deve ficar atento, pois a falta de regularização pode levar, até mesmo, um negócio a ser obrigado a fechar as suas portas. 

Temer mudanças

Não importa o quanto você tenha planejado o seu negócio, imprevistos e desafios irão aparecer. 

Você não deve ter um apego extremo ao que foi planejado, pois muitas vezes enfrentar a realidade exige mudanças. Esteja sempre aberto para avaliar a situação na qual encontra a sua empresa e, se for necessário, mude seus planos. O importante é nunca desistir. 

Não fazer um planejamento

O planejamento é a base sólida para o nascimento de um negócio. Você pode fazê-lo através de um plano de negócios ou Canvas. 

Um planejamento bem estruturado irá permitir que você organize e visualize com clareza as variáveis que influenciam o seu empreendimento, possibilitando, dessa forma, a redução dos riscos. 

Fazer um plano de negócios, de fato, pode ser uma tarefa difícil e até um pouco chata para alguns. Mas um planejamento bem feito é a base para uma empresa nascer organizada e sólida. Um bom plano de negócios deve incluir o planejamento financeiro e o planejamento de marketing.

Gastar tempo demais no planejamento 

Do mesmo modo que não planejar é algo prejudicial, gastar tempo em excesso no planejamento também é. Muitas pessoas ficam tão presas ao processo de planejar o negócio que nunca conseguem sair dele. Sempre sentem que está faltando alguma coisa para que possam iniciar. 

A questão é que você nunca vai estar cem por cento seguro. Muita coisa só é possível aprender e ajustar depois que a empresa já está em funcionamento. Por essa razão, dê atenção ao planejamento, mas sem exagerar. 

Não conhecer bem o seu público 

Você precisa entender absolutamente tudo sobre o seu público, hábitos, preferências, valores, lugares que frequentam, etc. 

Somente a partir do entendimento de quem é o seu público, você conseguirá chegar até ele e entregar o que ele deseja. 

Não investir em tecnologias 

Às vezes as tecnologias são um pouco intimidadoras. Costumam parecer difíceis de se aplicar e você acaba fazendo a opção de se virar sem elas. Esse é um erro muito grande, pois, hoje, basicamente nenhum tipo de negócio conseguirá se tornar competitivo sem a ajuda delas. 

As tecnologias auxiliam principalmente na eficiência e produtividade das empresas. Logo, se você realmente quer competir e se estabelecer no mercado, deverá investir em tecnologia.  

Não se comprometer

Você deve escolher os seus sacrifícios. Se o seu objetivo é ver sua empresa prosperar, principalmente na fase inicial, será preciso muito do seu comprometimento e dedicação. 

Ter um empreendimento de sucesso exige constante cuidado e atenção.  O mercado é muito volátil, as coisas mudam com muita rapidez. Para que um negócio sobreviva, é necessário que exista alguém atento tomando conta dele.