You are currently viewing Como escolher o treinamento ideal para você em 3 passos!

Como escolher o treinamento ideal para você em 3 passos!

  • Post category:Artigos

Quantas vezes você já ficou em dúvida do que seguir como profissão? As ofertas são tantas e é tanta informação disponível que na maior parte das vezes, a escolha profissional se torna uma tarefa difícil. Afinal, como saber o que escolher?

Para ajudar você nessa decisão, desenhamos 3 passos para que você possa analisar com cuidado e tomar a decisão profissional certas para sua vida.

Passo 01: Faça um exercício de autoconhecimento

Pare e escreva a forma como você gosta das coisas. Você prefere ter um conhecimento generalizado de todas as etapas ou prefere ser especialista em apenas uma área? Você quer autonomia no trabalho ou precisa de alguém para conduzir você?

Levantando esses pontos sobre você mesmo e fazendo um exercício profundo de autoconhecimento, você saberá mais sobre si mesmo e o que estará disposto ou não a fazer.

Passo 02: Faça um levantamento dos requisitos daquela profissão

Baseado no que você sente prazer em realizar, escolha algumas profissões que podem se encaixar nisso. Em seguida, levante os critérios e habilidades necessárias para aquela profissão: o trabalho é remoto ou presencial? Tenho uma rotina flexível ou rígida? Preciso adquirir quais habilidades?

Fazendo esse levantamento, você terá consciência do que é necessário para aquela profissão.

Passo 03: Junte o útil ao agradável

Agora, sabendo o que é importante para você e quais habilidades você domina, faça uma combinação com os critérios que aquela profissão pede. Por exemplo, você quer ter um tempo de qualidade com sua família. Logo, uma rotina fixa de trabalho pode atrapalhar você nisso. Assim, você seleciona uma profissão que tenha como critério a flexibilidade de carga horária. Um outro exemplo, você pode ganhar um pouco menos em uma profissão, mas pode trabalhar de casa. Entende que ao fazer essa comparação com o que você gosta e o que a profissão pede, sua chance de acertar na profissão se torna muito maior?

É claro que existem muitas outras formas de poder conduzir este processo, mas estes 3 passos simples já conseguem dar uma boa ideia de qual treinamento profissional combina mais com você!

Além disso, é necessário vivenciar a profissão antes de fazer de fato uma escolha.

Curtiu o texto dessa semana?

Convide os amigos e junte-se a nós no nosso perfil do Instagram, onde você fica sabendo de todas as novidades do mercado de trabalho.