Você está visualizando atualmente Como aprender de forma eficiente usando patos de borracha?

Como aprender de forma eficiente usando patos de borracha?

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Se você está procurando uma nova maneira de estudar, não procure mais. 

A ideia dessa técnica é que quando você precisar reter de forma mais eficaz algum tipo de conteúdo, você deve explicar tópico por tópico para um pato de borracha. Acontece que o ato de explicar o tópico passo a passo fará com que o conteúdo fique impregnado na sua cabeça.

Também pode ser aplicado a outras tarefas, como preparar apresentações, revisar para exames e editar redações. A ideia-chave aqui é falar em voz alta para ajudar a reter o conteúdo. 

Não importa se você está falando com um pato de borracha, seu gato ou um colega. Explicar verbalmente o conteúdo que você está estudando ajuda muito a memorizar porque força você a prestar atenção aos detalhes.

Esses são pontos importantes:

  • Colocar o esforço para ensinar seu pato de borracha te ajuda a reconhecer se você realmente entendeu um tópico. É interessante perceber que caso você não consiga explicar o que estudou para alguém, é provável que você ainda não domine o assunto.
  • Ler em voz alta vai ajudar a trabalhar melhor cada tópico e a estruturar a explicação de forma lógica e coerente.
  • Ensinar um pato de borracha pode ser mais útil do que explicar o problema a um colega, porque as sugestões de um colega podem levar a distrações ou divagações, dificultando a retenção do conteúdo.

Se você está procurando alguma ajuda para estudar melhor, talvez você deva tentar ensinar patos de borracha!

Gostou desse conteúdo?

Siga @mundotraine para receber toda semana um conteúdo como esse para ajudar você em sua jornada!