Você está visualizando atualmente Aprenda como fazer: currículo objetivo e certeiro

Aprenda como fazer: currículo objetivo e certeiro

  • Categoria do post:Artigos / Blog

O currículo é na maioria dos casos o primeiro contato que o recrutador tem com você e suas habilidades. Por isso é importante que esteja bem redigido, sem erros ortográficos e com informações relevantes sobre você e sua experiência profissional.

Sabemos que a maioria dos nossos leitores por aqui ainda não têm experiência profissional, porém os cursos e habilidades podem entrar aqui nesta parte. Primeiro vamos começar com as informações básicas que precisam ter em seu currículo:

  • Dados pessoais – Nome completo (deve vir em negrito e com fonte um pouco maior que o texto), idade, endereço completo, telefones para contato e e-mail.
  • Resumo de suas qualificações – Aqui você deve mostrar quem você é. Nesse campo é interessante dar frases curtas informando os cargos e responsabilidades que já teve e as metas que atingiu.
  • Formação acadêmica – Liste sempre da experiência mais atual para a mais antiga.
  • Experiência profissional – Se houver.
  • Idiomas – Liste da seguinte forma: nome da escola – idioma – nível de fluência – ano.

Dica: se não tiver domínio em outro idioma, é melhor evitar o tópico.

Alguns cuidados importantíssimos que você precisa ter ao preencher seu currículo.

1 Mentir não é uma opção: coloque apenas informações verdadeiras, mesmo que você não tenha a qualificação exigida na vaga. Seja sincero e demonstre seu interesse pela experiência e sua garra ao aprender.

2 Não utilize formatações rebuscadas e confusas: desenhos rebuscados, fontes e cores ilegíveis só vão dificultar a leitura do seu currículo. Quanto mais simples e sucinto, melhor.

3 Seja criativo: as empresas sempre buscam por inovações, então cuidado com alguns clichês, como: “sou flexível”, “aprendo rápido”, “sou perfeccionista”… 

4 Se for enviar por e-mail, atenção: endereços de e-mail confusos ou infantis, nunca são interessantes. Procure criar um e-mail mais limpo e profissional.5 Evite modelos prontos: seu currículo deve ser convidativo à leitura. Caso a vaga seja relacionada à criatividade, você poderá demonstrar isso na entrevista.

Leia também: Primeiro emprego – dicas para conseguir sua primeira oportunidade.