Você está visualizando atualmente 3 dicas para superar a timidez na hora da entrevista

3 dicas para superar a timidez na hora da entrevista

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Entrevistas de emprego são sinônimos de estresse e pressão para muita gente. No geral, as pessoas simplesmente não se sentem muito à vontade quando estão sendo avaliadas.

No entanto, para os tímidos essa situação é ainda mais desafiadora. Se a pessoa já é tímida por natureza, imagina como ela se sente quando sabe que tem alguém a observando?

A primeira coisa que você precisa colocar em sua cabeça é que timidez não é defeito. Em segundo lugar, existem algumas coisas que podem ser feitas para que o tímido sinta um pouco mais de conforto e confiança no momento da entrevista, e é justamente sobre isso que iremos falar no texto de hoje.

Pratique. Pratique. Pratique.

Quanto mais confiante você estiver com suas habilidades, menos tímido você parecerá na entrevista. E uma das melhores coisas que você pode fazer para conquistar essa confiança é praticar com um amigo ou membro de sua família. O importante é que seja alguém capaz de lhe dar um feedback honesto.

Na internet, é bem fácil encontrar exemplos de perguntas frequentes em entrevistas de emprego.  Encontre essas perguntas e ensaie como respondê-las até começar a se sentir confortável. Pode parecer estranho, mas isso é o que um tímido precisa para se sentir relaxado e não nervoso na hora da entrevista.   

Seja honesto na entrevista

Não é necessário que você tente mascarar as suas características na hora da entrevista, principalmente a timidez. Tentar se mostrar como uma pessoa extrovertida gera muita pressão em você, o que impede que as coisas fluam naturalmente.

Tenha em mente que o entrevistador é apenas um profissional buscando realizar o seu trabalho de selecionar o melhor candidato para a vaga, e independentemente de você ser tímido ou não, você pode ser essa pessoa.

Atente-se para a postura corporal

Uma postura corporal adequada ajudará você a se sentir mais confiante. Além disso, ela também garantirá que você cause uma boa primeira impressão.

·         Fale com firmeza.

·         Sente-se com uma postura ereta, sem se encolher ou esconder na cadeira.

·         Não fique de braços cruzados. Movimente suas mãos, mas sem exageros.

Ficou com dúvida de como fazer numa entrevista? Entre em contato!