Você está visualizando atualmente 3 dicas para conseguir o PRIMEIRO estágio

3 dicas para conseguir o PRIMEIRO estágio

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Com a competição cada vez mais acirrada do mercado de trabalho, fica cada vez mais difícil de conseguir a primeira oportunidade. E para ter a famosa “experiência” que as empresas tanto falam, é preciso primeiro se colocar no mercado de trabalho, para que justamente você não chegue tão “cru” no estágio, embora seja a sua oportunidade de aprender.

Em uma entrevista, muitos aspectos são  levados em conta. Imagine que o recrutador tem poucas oportunidades para reconhecer aquele que se encaixa no perfil que eles procuram, levando em conta não só suas habilidades técnicas e comportamentais, mas também sua postura, a forma como você se comunica, a forma como você se apresenta etc.

Diante dessa dificuldade da maioria das pessoas, listamos abaixo 3 dicas para que você possa ser aprovado no processo seletivo e dar uma guinada na sua carreira, mesmo que você esteja começando agora. Essas são apenas dicas e muitos outros fatores são importantes para sua aprovação na vaga, mas tendo essas 3 dicas em mente, certamente o processo ficará mais fácil para você.

CURRÍCULO MATADOR

Antes da entrevista, o recrutador vai receber o seu CV.

Se coloque na posição dele. Você gostaria de ver um CV desorganizado, com informações soltas, sem um fluxo de informações coerentes?

Você leria um currículo de 4 páginas?

Talvez não.

E é por isso que precisamos nos atentar a essas informações, pois isso definirá se você será chamado ou não. Então quanto ao currículo, tente encaixar toda a experiência que você tem em apenas uma página, que esteja visualmente bem feita, organizada, com as informações mais importantes e um CV personalizado para aquela vaga. Se você tem pouca ou nenhuma experiência, dê ênfase naquilo que você já fez, como vivências acadêmicas, matérias com as quais você mais se identifica, coisas importantes que podem agregar às tarefas da vaga e que podem agregar a empresa.

Pense o seguinte: o que eu já fiz em minha vida que pode gerar valor pra esse trabalho ou para essa empresa?

Ao responder essa pergunta, você prioriza o mais importante e sintetiza as informações principais das suas experiências, tornando o CV mais fácil de ser lido, entendido e aceito finalmente.

O principal é que seu CV seja objetivo e direto, com informações claras e bem organizadas.

POSTURA

O que você quer quando procura um estágio?

Você quer a vaga! Então faça por onde. Se apresente como alguém que é o perfil da vaga. Chegue antes dos demais candidatos (você nunca sabe quem está olhando), tenha postura ao se sentar e ao se dirigir às pessoas.

Importante: postura não é falta de humildade. Quanto mais você se colocar na posição de aprendiz mas de alguém capaz para aquilo, melhor será a percepção dos recrutadores.

Postura é sobre o momento em que você pisa na empresa até o final da entrevista. Cordialidade, gentileza e proatividade são elementos fundamentais para auxiliar nessa percepção, desde que sejam verdadeiras.

PROATIVIDADE

Vivemos numa sociedade que espera a ordem dos outros para realizar. Estamos sempre aguardando alguém dizer o que devemos fazer. As empresas não querem isso. As empresas querem as pessoas que tomam as decisões. Então pare e use sua consciência: essa situação demanda de mim uma ação? Se sim, FAÇA!

Com um pouco de observação e muita vontade de fazer parte da empresa, a proatividade vai acontecer espontaneamente. É desejo intrínseco e verdadeiro de poder contribuir de alguma forma.

Essas são apenas algumas dicas dentre vários aspectos que podem ser trabalhados para que você consiga sua primeira experiência no mercado de trabalho.

Gostou das dicas? Acompanha a gente no Instagram do @mundotraine onde compartilhamos várias outras coisas.

Até a próxima!