Você está visualizando atualmente 3 Competências comportamentais que você precisa ter para entrar no mercado de trabalho

3 Competências comportamentais que você precisa ter para entrar no mercado de trabalho

  • Categoria do post:Artigos / Blog

O nosso sistema educacional tradicional está ultrapassado. Até hoje, nosso foco maior está no desenvolvimento puramente de habilidades técnicas, que de fato são essenciais para o nosso desenvolvimento profissional, mas não são mais suficientes.

Sozinhas, habilidades técnicas de nada servem por uma razão simples: somos e convivemos com seres humanos.E enquanto seres humanos, temos limitações, emoções, sentimentos, crenças e uma série de outros fatores que impactam diretamente nas nossas decisões profissionais e no nosso desempenho.

Então, poder associar as habilidades técnicas com habilidades comportamentais é o melhor caminho para entrar no mercado de trabalho e poder construir uma carreira sólida e de resultados.

Habilidades comportamentais sozinhas não resolvem. Apenas habilidades técnicas são inúteis. O poder está na associação de ambas.

Todos os aspectos que regem nossa sociedade e civilização atuais estão baseados no ser humano. Tudo gira em torno disso e poder entender que o fator ser humano está presente em tudo é o caminho mais curto para compreender a importância das habilidades comportamentais.

Por isso, separamos 3 habilidades que você precisa começar a desenvolver hoje mesmo, tanto para entrar no mercado de trabalho, quanto para permanecer nele.

CRIATIVIDADE

A criatividade é a capacidade de imaginar e criar soluções para os problemas. Significa dar uma solução que não foi imaginada antes, unir outras soluções para criar uma terceira. É experimentar, ousar o diferente e sair do padrão das respostas “pré-concebidas” e previsíveis.

Em toda inovação está implícita uma forma diferente de fazer e de pensar. Uma maneira que não foi testada anteriormente e que não se tem certeza se funciona ou não, até que seja colocada em prática. A inovação é a criatividade prática. É tirar a ideia do plano mental.

Profissionais criativos sempre terão espaço no mercado de trabalho e a razão é simples: sempre haverá problemas diferentes para serem resolvidos e quanto maior o seu domínio da sua própria criatividade, maior sua possibilidade de resolver problemas complexos.

Ouse ser criativo!

PENSAMENTO CRÍTICO

Nós aprendemos a repetir. Estamos sempre com um olhar de simplesmente reproduzir aquilo que é posto para nós. De copiar. De fazer aquilo que disseram que deveríamos fazer. Seja na decisão da nossa profissão, seja na decisão de escolher um parceiro. Estamos sempre fazendo aquilo que esperam de nós.

Dessa forma, abrimos mão da nossa opinião e muitas vezes perdemos completamente o senso crítico.

Ter pensamento crítico significa se colocar na posição de observador e refletir sobre as situações, sem ser levado pelo pensamento da maioria. É levantar dados e informações que possam de fato sustentar aquele ponto de vista. Sem isso, não há critério para sua escolha e você acaba indo com a maioria, a famosa manada.

Profissionais que têm pensamento crítico são mais equilibrados, admirados e normalmente executam tarefas mais intelectuais pela sua capacidade de raciocinar e tomar decisões assertivas. Conseguem equilibrar o lado emocional e racional de forma a agir proporcionalmente àquilo que a situação demanda.

NEGOCIAÇÃO

Tudo é negociação. Negociamos com nossos pais, com nossos parceiros. Negociamos com o professor, com nossos colegas de trabalho e com nosso supervisor. Negociamos até com nós mesmos.

Negociar é a arte de encontrar um meio termo entre duas posições antagônicas em que ambos os lados saem ganhando.

Imagina a importância dessa habilidade no mercado de trabalho? Não apenas negociar um contrato, um preço, um fornecedor, mas também negociar intervalos, férias, folgas, resultados. Quase tudo é negociável.

Aprender a arte da negociação é aprender a lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros. É ter em mente que se ambos ganharem, a relação é mantida e todos saem felizes da transação.

Certamente essas e muitas outras habilidades comportamentais irão facilitar e muito sua entrada no mercado de trabalho.

Você já aprendeu alguma dessas habilidades? Quer saber mais sobre isso?

Acompanhe nosso Instagram @mundotraine e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre mercado de trabalho e carreira!