Sempre me param na rua e me perguntam sobre quanto tempo é o curso ou então quanto tempo dura o curso básico. Perguntas como essa vem de pais de alunos e alunos que querem avançar na língua e dizer que são avançados no idioma.
Primeiro vamos entender como realmente funciona os níveis que não são o básico, intermediário e o avançado. A Common European Framework of Reference (CEFR) descreve os níveis de habilidade linguística em seis níveis. E nesse sistema de classificação que devemos nos apoiar, pois é baseado em estudos de anos para se chegar a uma descrição precisa sobre ensino de idiomas no mundo inteiro. Abaixo temos um diagrama que mostra os seis níveis e suas relações com os exames de proficiência.
(https://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/cefr/)
Como podemos observar os níveis vão do A1 até o C2. Vamos compreender cada um desses níveis:
A1 – Este é o início do percurso de um falante na língua. Ele ainda não conhece o sistema linguístico nem vocabulário.
A2 – Ao completar esse nível o aluno termina o nível básico e pode realizar o primeiro exame de Cambridge, o KET. O aluno de nível básico consegue usar a língua nas situações mais básicas do dia a dia como perguntar o preço de algum produto ou pedir uma comida em um restaurante.
B1 – Ao término desse nível o aluno passa para o nível intermediário. Nesse nível o aluno já consegue opinar sobre algum assunto, já conhece as estruturas básicas do idioma.
B2 – Chama-se alguém que está nesse nível de independent user, ou seja, ele consegue utilizar a língua sem ajuda de ninguém, ele é independente no uso do idioma.
C1 – Este é um nível mais avançado e que é útil para estudar em uma universidade, por exemplo.
C2 – Este é o proficient user.
Cambridge oferece um estudo de quantas horas devemos nos dedicar para atingir os diferentes níveis do CEFR. Veja a tabela com a relação hora / estudo.
CEFR LEVEL | CAMBRIDGE ENGLISH EXAMS | NUMBER OF HOURS |
C2 | CPE | 1000 – 1200 |
C1 | CAE | 700 – 800 |
B2 | FCE | 500 – 600 |
B1 | PET | 350 – 400 |
A2 | KET | 180 – 200 |
(https://support.cambridgeenglish.org/hc/en-gb/articles/202838506-Guided-learning-hours)
O próprio site de Cambridge diz que essas horas são aproximadas e tem algumas variáveis como: idade, tempo de exposição fora da sala de aula, intensidade dos seus estudos. Ou seja, essas horas são contadas apenas do tempo dedicado com um professor ou em uma escola de idiomas e não o tempo de dedicação extra-class.
Sabendo que o aprendizado da língua se dá pela exposição a mesma e que quanto mais imerso mais rápido é o aprendizado e o desenvolvimento, plataformas online são, sem dúvidas, uma ferramenta muito importante e relevante para potencializar ainda mais os estudos.
Com a plataforma o número de horas de estudo e exposição a Língua aumenta consideravelmente e assim o resultado é mais satisfatório e em um espaço de tempo ainda mais curto.
O objetivo da plataforma é servir como auxílio para a sala de aula para que o aluno possa revisar o conteúdo quantas vezes forem necessárias. Além de potencializar os estudos e maximizá-los, a plataforma contribui para acelerar o processo.
Portanto, se você quer reduzir o tempo de estudo a dica e simples: se exponha ao máximo a língua, o maior tempo possível!
Por: Prof. Luís Henrique Andrade