A leitura é muito importante para o aprendizado de uma língua. Além de fixarmos o vocabulário, temos a possibilidade de analisar as estruturas e a entendê-las dentro do contexto.
Mas a leitura em uma segunda Língua, no nosso caso o Inglês, pode ser uma tarefa árdua para alunos, pois não entenderão muitas das palavras e estruturas no texto e se frustrarão por não conseguir entender a história.
Sendo assim linguistas que são estudiosos da Língua começaram a entender quantas palavras-chaves e quais palavras cada nível deve conhecer e quais as estruturas gramaticais adequadas para cada nível linguístico. Entende-se por nível: básico, intermediário, avançado. A imagem abaixo mostra os níveis de acordo com o CEFR:
Como podemos ver na imagem há seis níveis que vão do A1 ao C2. Essa classificação é a oficial e a que muitas escolas e universidades utilizam para classificar o aluno.
Mas o que isso tem a ver com leitura em inglês? Como eu disse anteriormente, os estudos que foram feitos para entender quais palavras e quantas e as estruturas adequadas a cada um dos níveis, levou a autores a adaptarem os clássicos da literatura como Shakespeare e outros livros não literários para que alunos do nível A2, por exemplo, consiga ler e aprimorar o conhecimento através da leitura. Essa pesquisa analisa através do corpus a frequência de uso das palavras em uma determinada Língua. Quanto mais frequente o uso, mais básica a palavra e considerada e obviamente quanto menos frequente mais avançada a palavra é considerada. Esses livros adaptados recebem o nome de Graded readers, leitura nivelada, justamente por conter as palavras importantes para cada nível linguístico. A tabela abaixo apresenta a relação de quantidade de palavras-chaves e os níveis.
A classificação de acordo com essa fonte é bem completa. Cada editora irá classificar os Graded readers de uma maneira diferente, porém o que temos que observar é a quantidade de palavras. Um aluno, por exemplo, no A2 como na imagem do CEFR se encontraria entre o early e o mid elementary como mostra a figura acima. Retomando o que dizemos sobre a frequência de uso das palavras esse nível citado acima que corresponde: 301 a 400 palavras, significa que essas são as 400 palavras mais comuns na Língua.
A maioria das editoras mostram qual nível de acordo com o CEFR que o livro se enquadra. Portanto ao escolher um livro para ler é essencial ver qual nível que se enquadra e a quantidade de palavras-chaves que o livro possui. Assim você poderá tirar maior proveito da leitura. E à medida que for evoluindo, sua leitura vai evoluir e você irá conseguir ler livros com grau de dificuldade maior. Assim sendo os graded readers é uma maneira eficiente de você notar seu crescimento durante o aprendizado.
Então agora o que você tem a fazer é procurar um livro com um tema que lhe agrade, pois nada pior do que ler algo que não gostamos, não é verdade? E procurar por um livro que esteja de acordo com o seu nível. E se deliciar na leitura e assim poder aprender mais e mais.