No momento, você está visualizando Conheça a Técnica Pomodoro – para gerenciamento de tempo

Conheça a Técnica Pomodoro – para gerenciamento de tempo

  • Categoria do post:Artigos / Blog

Compartilhamos em nosso instagram (link) de forma resumida como é a técnica Pomodoro. A técnica é Italiana da década de 1980. Ela é uma forma de gerenciamento de tempo, que poderá otimizar a sua produtividade no trabalho ou nos estudos. Basta aplicar os passos de acordo com a sua realidade. 

A proposta é simples: permanecer concentrado durante 25 minutos nas suas tarefas mais críticas, sem interrupções (nenhuma!) e mantendo-se 100% focado. A ideia é, com isso, garantir que as tarefas serão feitas no prazo que você precisa.

Você poderá utilizar o seu time do celular para marcar o tempo. Mas hoje em dia existem alguns aplicativos, como: Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc. – que ajudam na aplicação dessa técnica.

NA PRÁTICA

Normalmente é feito: 3 intervalos de 5 minutos e o último de 30 minutos, a cada 25 minutos é a pausa.

 

Você vai precisar de:

  • Cronômetro;
  • Ter definida as matérias a serem estudadas;

 

Passo a passo:

  1.  Separe quais as atividades precisa fazer! (matérias para estudar, tarefas a fazer…)
  2. Diminua as distrações;
  3. Cronometre seu despertador a cada 25 minutos;
  4. Faça pausas de 5 minutos a cada ciclo;
  5. No último descanso que será de 15 a 30 minutos, faça algo que não lembre a sua mente do que estava fazendo antes, ou seja: caminhada, um lanche…

Passo 6: Quando retornar outro ciclo pomodoro, escola uma nova atividade. (matéria para estudar ou tarefa a fazer…)

OBJETIVOS

O objetivo deste método é diminuir a ansiedade e aumentar o foco e concentração! Como você precisa anotar o que deverá ser feito, além de organizar suas atividades, você atribui metas.

Depois de alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como as capacidades de:

  • Captar quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;
  • Assimilar o que te distrai recorrentemente;
  • Descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.
  •  

Caso você utilizar esse método, conta pra gente?