Você está visualizando atualmente Técnica Pomodoro: o que é e como começar a aplicar nos estudos

Técnica Pomodoro: o que é e como começar a aplicar nos estudos

  • Categoria do post:Blog / Estudos

Estudos, trabalho, exercício físico, tarefas domésticas, etc. A lista de tudo que temos que dar conta no dia a dia não tem fim. 

Você está com matéria acumulada? Não sabe o que fazer para colocar ela em dia e ainda dar conta de todos os seus outros afazeres? Saiba que não está sozinho nessa. Bem-vindo ao clube!

No entanto, você precisa entender que é possível mudar essa realidade para uma muito mais atraente onde a frase “matéria acumulada” não lhe atormenta mais. 

Talvez o que está faltando para você não seja mais tempo, e sim maior eficiência na utilização do tempo que você dispõe. Quer saber como conseguir isso? Então, continue esta leitura até o final. 

O que é a técnica Pomodoro?

Criada pelo estudante universitário Francesco Cirillo no final dos anos 80, a técnica pomodoro é uma ferramenta de gestão de tempo. Cirillo andava buscando maneiras de aumentar sua produtividade nos estudos, pois estava com dificuldades para se concentrar e dar conta de todos os seus trabalhos. Para alcançar seu objetivo, ele passou a utilizar um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

A técnica pomodoro consiste em dividir o seu tempo de estudo ou de trabalho em intervalos de 25 minutos separados por 5 minutos de descanso. Esses intervalos são chamados de pomodoros. Depois de 4 pomodoros (intervalos de 25 minutos), o intervalo de descanso precisa ser um pouco mais extenso, de 15 a 30 minutos, por exemplo.  

A ideia é que durante 25 minutos você realize alguma tarefa sem ser interrompido por nada nem ninguém, ou seja, 25 minutos de concentração total no trabalho que precisa ser realizado. Após esse intervalo, é necessária uma pequena pausa para descanso. 

Como a técnica funciona?

  1. Faça uma to-do list (lista de tarefas). 
  2. Consiga um timer, cronômetro ou aplicativo para fazer a contagem dos intervalos. 
  3. Defina o seu timer para 25 minutos e foque completamente em uma única tarefa durante todo o intervalo. 
  4. Quando o intervalo terminar, risque a tarefa da sua to-do list ou anote o que conseguiu concluir. 
  5. Tire 5 minutos de descanso. 
  6. Após aproximadamente 4 intervalos, faça um descanso um pouco maior, de 15 a 30 minutos.  

Para aplicar essa técnica aos seus estudos, basta você fazer uma lista das coisas que pretende estudar ou dos exercícios que pretende realizar no dia. Depois, é só aplicar o processo mencionado recentemente.