Você está visualizando atualmente Primeiro emprego: dicas para conseguir sua primeira oportunidade.

Primeiro emprego: dicas para conseguir sua primeira oportunidade.

Sabemos que conseguir a primeira oportunidade de emprego nem sempre é uma tarefa fácil, pois o mercado tende a valorizar mais os profissionais já experientes. No entanto, tampouco é impossível, pois todo profissional, por melhor que seja, já foi inexperiente algum dia. 

Se você está precisando de uma mãozinha para conseguir seu primeiro emprego, saiba que está no lugar certo. Confira agora 5 dicas que irão te ajudar a alcançar esse tão sonhado objetivo. 

Adquirir competências 

De acordo com Simão, especialista na área de recrutamento e seleção e sócio fundador da Talent Hunter Consultoria, as empresas buscam por profissionais que possuam competências. Ele destaca que é possível adquirir competências valiosas sem ser através da experiência profissional. A realização de cursos, a relação estudantil e a participação em projetos e eventos servem como qualificação para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.   

Sendo assim, a principal dica para aqueles que querem conseguir sua primeira oportunidade de emprego é investir em adquirir competências valorizadas pelo mercado. Por essa razão, vale muito a pena apostar em cursos profissionalizantes, pois eles são curtos, diretos, específicos e focados em qualificação profissional. 

Para conhecer os cursos profissionalizantes da Traine, clique aqui. 

Formar rede de contatos 

É fundamental para qualquer profissional, independente de que estágio da carreira se encontre, interagir com outros profissionais.

A rede de contatos promove trocas de experiências, o que ajuda aqueles que ainda não tiveram uma atuação profissional a entender quais competências estão sendo valorizadas no mercado. Além disso, o contato com outros profissionais ajuda no marketing pessoal, pois através dele mais gente fica sabendo no que você é bom e quais são as suas habilidades. 

Também não podemos deixar de mencionar que quanto mais gente saiba que você está procurando emprego melhor, pois isso aumenta a probabilidade de você ficar sabendo de mais oportunidades e de ser indicado por alguém

Preparar o currículo de acordo com a vaga 

Enviar sempre o mesmo currículo para qualquer vaga de emprego é um erro cometido por muita gente. É preciso preparar o currículo de acordo com a vaga para qual você está se candidatando. Isso não significa inventar competências, mas sim destacar as que você tem e são compatíveis com a vaga. 

Dependendo da vaga e da cultura da empresa, você pode soltar a sua criatividade no layout do CV. Lembre-se sempre de apresentar seus dados e informações de modo bem claro. E nada de fazer 10 páginas de currículo, por favor!

Preparar para a entrevista

Para aumentar as suas chances de ser bem-sucedido na entrevista, é importante que você se prepare para ela. 

O primeiro passo é buscar mais informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Procure entender como ela atua no mercado e qual a sua cultura. Uma outra coisa legal que você pode fazer é simular uma entrevista. Pesquise quais são as perguntas mais comuns feitas pelos recrutadores e depois ensaie como pretende responder a cada uma delas. O objetivo aqui não é fazer você decorar as respostas para a entrevista, mas sim te deixar menos ansioso e mais confiante. 

No dia da entrevista, lembre-se de se vestir de modo adequado e ser pontual! 

Ter persistência 

Não se deixe abater quando receber um não em um processo seletivo, pois isso é algo supernormal, não pense que tem algo de errado com você. Cada processo deve ser tomado como uma experiência, sendo você bem-sucedido ou não, sempre é possível tirar algum aprendizado.

Quer mais dicas sobre processos seletivos? Clique aqui para assistir a nossa entrevista com o Simão, profissional especialista em recrutamento e seleção de candidatos.