Você está visualizando atualmente Como começar a fazer doces para vender?
Como começar a fazer doces para vender?

Como começar a fazer doces para vender?

Laís trabalha na parte administrativa de uma empresa. Ela sempre foi apaixonada por confeitaria, mas nunca chegou a dar ouvidos a essa paixão. Com as contas sempre apertadas, Laís se viu com a necessidade de garantir uma renda extra. E foi assim que começou a se perguntar: “Por que não começo a fazer doces para vender?”. Após concluir que sim, vender doces poderia ser uma boa solução para seus problemas, surgiram mais perguntas: “Por onde começar?”. 

E aí, se identificou com a situação da Laís? Tem vontade de começar a fazer doces para vender, mas está um pouco perdida, sem saber por onde começar? Calma lá, calma lá, que não existe nenhum “bicho de sete cabeças”. Tudo o que você precisa para iniciar a venda de seus doces é de um pouco de planejamento. E foi com o intuito de ajudar você nessa missão que escrevemos o blog de hoje. Está interessada em saber mais? Então, é só seguir com a leitura! 

6 Passos para começar a vender doces:

Onde você pretende vender seus doces?

Já parou para pensar onde você pretende vender os seus doces? Esse é um passo muito importante, pois essa decisão influencia em todas as outras etapas do seu planejamento. Aqui vão algumas opções de como você pode escolher vender seus docinhos:

  • Montar uma loja. 
  • Vender em casa. 
  • Vender por encomenda. 
  • Vender para estabelecimentos, como padarias e restaurantes. 
  • Vender em escolas, faculdade, etc. 
  • Vender para o pessoal do trabalho. 
  • Vender em estabelecimentos, como lojas e salões de beleza.  

Para fazer a melhor escolha, analise bem seu contexto e situação. Você pretende deixar o seu emprego e ficar só com a venda de doces? Você tem tempo para sair oferecendo seus doces em estabelecimentos? Você já conhece pessoas que tem certeza que comprariam os seus produtos? Cada situação é individual. Temos certeza que se você parar para refletir sobre a sua, irá encontrar a melhor maneira de começar a vender doces. 

Estude o seu público alvo.

Agora que já escolheu onde vai vender seus doces, é hora de estudar com muita atenção o seu público alvo. Observe o poder aquisitivo, gostos, preferências e hábitos alimentares de seus potenciais clientes. 

Suponhamos que você escolheu vender seus doces na faculdade. No geral, esse público não está disposto a gastar valores elevados com alimentação no dia a dia. Por tanto, talvez não seria uma boa vender doces que apresentem um custo elevado, é mais razoável dar preferência a opções que possuam um valor mais acessível. 

Talvez tenha escolhido vender doces para o pessoal do trabalho e observou que seus companheiros, no geral, fazem opção por alimentos mais saudáveis e funcionais. Nesse caso, seria uma boa oferecer doces fit para esse público. 

Observou os dois exemplos acima? Consegue entender a importância de estudar o seu público alvo? Se você conhece bem o seu público, as chances de você conseguir oferecer produtos que vendam bem é muito maior.  

Estabeleça quais produtos vai vender. 

Já estudou bem o seu público? Então, estabeleça quais doces você vai ofertar. Sua oferta não precisa ser estática, com o tempo você pode ir mudando e também adicionando produtos novos, porém é importante saber com quais doces você irá começar. 

Preocupe-se sempre com a apresentação de seus produtos e utilize matéria-prima de qualidade. 

Calcule seus custos. 

Deseja lucrar com a venda de doces? Então, pelo amor de Deus, não descuide da parte financeira!!! Para colocar um preço nos seus produtos, primeiro você precisa calcular o custo de produção. 

No cálculo de custo de produção deve ir absolutamente todas as despesas que você tem para produzir seus doces, como luz, gás, matérias-primas, mão de obra (Sim, seu trabalho possui valor!), produtos de limpeza, etc. 

Com o custo já calculado, estabeleça um valor justo como margem de lucro. Depois disso, você está pronta para precificar os seus confeitos. 

Invista em cursos. 

Para que os seus doces vendam, eles precisam atender às expectativas dos clientes, que na maior parte das vezes, esperam obter algo de qualidade, melhor do que o que eles mesmos seriam capazes de fazer. Quando essas expectativas são quebradas, o mais provável é que o cliente não volte a comprar de você. Por isso, capacitar-se é tão importante. 

Um curso de confeitaria de qualidade irá lhe ensinar técnicas que tornarão seus doces profissionais. Na Traine, por exemplo, você encontra diversos cursos onlines de confeitaria. 

Oferecemos cursos de confeitaria fit, confeitaria tradicional e, até mesmo, confeitaria focada na produção de doces para vender. Nossos cursos foram desenhados para ensinar aos alunos as melhores técnicas, ingredientes e boas práticas que devem ser utilizados na confeitaria. Além disso, também proporcionam um olhar amplo sobre o mercado, administração e marketing de negócios. Os professores dos cursos são autoridades na área e estão aptos para dar aos alunos todo o suporte que venham a precisar. Ficou interessada em saber mais? Clique aqui!

Parta para a ação. 

Já viu aquelas pessoas que planejam, planejam e nunca é o suficiente? Você não vai querer fazer parte desse clube. 

Muitas das suas dúvidas só serão solucionadas quando você estiver em ação, ou seja, quando já estiver vendendo os seus doces. Por isso, não perca tempo! Planeje o necessário e depois coragem, comece efetivamente a fazer e oferecer os seus doces!