Você está visualizando atualmente 5 dicas simples para escolher a profissão certa

5 dicas simples para escolher a profissão certa

Então é isto: chegou a sua hora de escolher a bendita profissão, aquela que é para VIDA INTEIRA. 

Você senta, pensa, pensa… mas nada, absolutamente nada acontece. Você realmente não consegue saber o que quer. 

Para começar, tire da sua cabeça a ideia de que é necessário escolher uma profissão para vida inteira. Isso, além de ser uma grande bobagem, te coloca muita pressão desnecessária. A vida é longa, meu amigo. Nada precisa ser definitivo. 

Se está precisando de ajuda para escolher a profissão certa, saiba que este texto foi escrito especialmente para você. Não deixe de continuar a leitura e depois compartilhar com a gente se nossas dicas te ajudaram. 

Autoconhecimento 

Nas palavras do Simão, especialista na área de recrutamento e seleção e sócio fundador da Talent Hunter Consultoria, “Autoconhecimento é a base para qualquer direção que você queira seguir”. Segundo ele, a intuição é a responsável por te mostrar o que você gosta e quais são os seus interesses. 

Não adianta escolher uma profissão somente porque ela está sendo bem remunerada no mercado. O profissional precisa se conectar com o seu trabalho. Sendo assim, o ideal é encontrar o ponto de interseção entre o que você gosta e o que o mercado demanda.  

Quer dicas de como conseguir o primeiro emprego? Clique aqui e assinta a toda a entrevista que fizemos com o Simão, sócio fundador da Talent Hunter Consultoria.

Faça uma lista das profissões que chamam a sua atenção 

Depois de conhecer melhor seus gostos e interesses, comece a pensar nas profissões que são compatíveis a eles. 

Com toda certeza, várias profissões combinam com você. Faça uma lista de todas aquelas que chamam a sua atenção e comece a pesquisar sobre cada uma delas. 

Pesquise, por exemplo, o que é preciso estudar, quais são as possíveis áreas de atuação, onde existe mais demanda por tal profissão, média salarial no mercado, etc. A ideia é que você tenha o panorama mais completo possível sobre as profissões que estão na sua lista. 

Diminua a lista anterior 

Após ter pesquisado bastante, com certeza algumas profissões terão chamado mais a sua atenção e outras menos. Agora é hora de diminuir a sua lista! Retire dela aquelas profissões que você chegou à conclusão de que não são as melhores opções para você. 

Com a lista menor, continue as pesquisas. Tente pensar nos seus objetivos de curto e longo prazo. Quais profissões se adaptam melhor a eles? É interessante que você comece a fazer esse tipo de questionamento.

Converse com profissionais da área 

Uma maneira legal de saber como é o dia a dia da profissão que você pretende escolher é conversar com profissionais que exerçam tal profissão. 

Às vezes, uma profissão soa muito interessante na teoria, mas quando temos a oportunidade de ver a prática, o encanto termina. Por isso, para evitar que você seja surpreendido futuramente, antes de escolher sua profissão é legal conversar com profissionais que já atuam nela

No entanto, tome cuidado para não se iludir e pensar que vai encontrar a profissão perfeita, pois todas elas têm pontos positivos e negativos. 

Não se pressione 

Não saber qual profissão seguir é algo que causa estresse em muita gente, mas não precisa ser assim. 

Talvez você esteja superindeciso e não saiba nem do que gosta. Se você se encontra nessa situação, pode ir se acalmando porque para tudo existe uma solução. O que você precisa é experimentar coisas, pois através de diferentes experiências, vai começar a se conhecer melhor. 

Experimente fazer cursos (podem ser cursos rápidos), arrumar um emprego, tentar diferentes hobbies, etc. Se movimentando não tem erro, rapidinho você irá começar a entender um pouco mais sobre si mesmo.