Você está visualizando atualmente 5 características de profissionais diferenciados no mercado de trabalho

5 características de profissionais diferenciados no mercado de trabalho

Quais as principais características dos profissionais diferenciados? Essa é uma das perguntas feitas por quem quer ter sucesso na carreira.  

A verdade é que não existe nenhuma fórmula exata que leva um profissional a ter destaque e ser bem-sucedido. No entanto, hoje gestores de RH e pesquisadores da área conseguem mencionar algumas características que os melhores profissionais, no geral, possuem em comum. Continue a leitura e confira 5 delas!

Proatividade

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos.

Os profissionais diferenciados são pessoas proativas. Eles têm uma boa visão do futuro, conseguem identificar necessidades e antecipar problemas, o que confere muitas vantagens para o local onde eles trabalham.  

Comprometimento

Ser comprometido no trabalho é muito mais que cumprir sua carga horária e realizar suas atividades. Significa se esforçar para honrar com os seus compromissos e assumir atitudes favoráveis para o crescimento da empresa. Trata-se de estar verdadeiramente envolvido, sendo ativo e participativo com os projetos, propondo possibilidades de melhoria e aumento de resultados e, principalmente, tomando ações de acordo com as metas e objetivos almejados.

Adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade de se adaptar, se adequar, a diversas situações. Ela é uma das competências da inteligência emocional

Os profissionais diferenciados possuem adaptabilidade, pois conseguem manter o equilíbrio das emoções mesmo diante de adversidades.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente, e compreender a conexão lógica entre ideias. Em essência, é a capacidade de raciocinar e aprender ativamente, no lugar de ser apenas um receptor passivo de informações.

Hoje, mais que nunca, as organizações precisam de colaboradores e gestores com essa habilidade.

Automotivação

Automotivação é a capacidade que você tem de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos.

Os profissionais automotivados sabem muito bem onde desejam chegar profissionalmente e, por isso, acordam com vontade de trabalhar para entregar tudo no prazo e conquistar aquela sensação de missão cumprida.